Como fazer meu site?

Para fazer seu site você precisará tomar 3 ações:
  • Escolher o domínio (endereço) do seu site
  • Contratar um Plano de Hospedagem
  • Criar as páginas do seu site
Este artigo fala sobre a terceira ação, que é a de criar as páginas do seu site. Para saber mais sobre planos de hospedagem, veja o artigo Como escolher um Plano de Hospedagem de Sites deste Blog. Você tem várias opções para criar as páginas do seu site, que vão desde usar uma ferramenta para edição de HTML no seu computador a contratação de um webdesigner profissional.

Criar seu site você mesmo no seu computador

Uma opção é você criar seu site, utilizando uma ferramenta específica para isso no seu computador, como o Macromedia Dreamweaver, Microsoft Frontpage, etc. Estas ferramentas geralmente possuem modos de edição gráficos e em código. O modo gráfico permite que você crie seu site como se estivesse formatando um documento no Word, ajustando textos e imagens visualmente. O modo de código permite que você tenha um controle melhor sobre o conteúdo da página, pois você irá editar o código que forma sua página, porém isso exige conhecimento em programação pelo menos na linguagem HTML (algumas vezes é necessário também JavaScript, PHP e SQL). Para quem não é do ramo de informática e não conhece programação, trabalhar no código de uma página não é uma atividade fácil. Se não bastasse isso, não é fácil também criar o design do seu site. Se você não é um profissional do ramo, dificilmente conseguirá criar um bom design para o seu site. Basta tentar por alguns minutos para perceber isso na prática.

Contratar um Webdesigner para criar seu site

Constratar um webdesigner profissional sempre será a melhor opção se você desejar um site exclusivo, ou que retrate fielmente a identidade visual da sua empresa. Porém o custo de um trabalho personalizado de um profissional destes não é baixo, e não é raro o tempo de entrega demorar muito mais do que o previsto e haverem problemas com relação ao resultado entregado. Designers são artistas, e o trabalho de artistas dependem de vários fatores como inspiração, entendimento do que o cliente realmente quer, etc. Geralmente o trabalho de um designer que foi feito sob pressão não corresponde às expectativas do cliente. Muitas vezes a culpa é do próprio cliente, que não sabia exatamente o que queria e que acabou formando sua opinião durante o desenvolvimento do trabalho. Webdesigners tem que gerenciar as exigências dos seus clientes e terminar o trabalho, pois caso contrário passam meses alterando e corrigindo detalhes para agradar o gosto sempre em mutação dos seus clientes. Este processo de alteração constante dos requisitos do trabalho acaba em frustração para ambos os lados. O webdesigner acaba cansando do trabalho, e perdendo sua motivação e inspiração, e o cliente acaba ficando insatisfeito com o resultado obtido. Deste modo é sempre aconselhável contratar um profissional com experiência ou uma agência de design, pois eles saberão gerenciar seu projeto de modo eficiente. Prepare-se porém para gastar muito dinheiro, pois um bom trabalho custa caro.

Criar seu site com o Construtor de Sites Zooming

Outra opção é você fazer seu site com o Construtor de Sites Zooming. O construtor é uma ferramenta oferecida pela Zooming na qual você mesmo poderá criar seu site, escolhendo entre 504 modelos de sites com design profissional. Você não precisa instalar nada no seu computador, pois o construtor é acessado online. O Construtor de Sites foi feito especialmente para atender pessoas que desejam criar seu site com uma ótima aparência, mas que não têm dinheiro ou tempo suficiente para contratar um webdesign. Com o construtor você vai criar seu site editando o conteúdo de modo visual, como você faz em documentos do Word, porém em uma ferramenta específica para criar sites, que já inclui o design profissional e diversos módulos e páginas especiais. Além de criar a parte visual do seu site, você poderá também adicionar interatividade com as páginas especiais e módulos do construtor. Você poderá inserir blogs, fóruns, livros de visita, galerias de fotos e até uma loja virtual simples no seu site (entre outras funções), sem saber programação HTML, Javascript, PHP, SQL e design. Além disso, você poderá alterar suas páginas sempre que desejar, e poderá fazer isso a qualquer hora, sem depender de outras pessoas. A Zooming criou diversas vídeo-aulas para que você possa aprender a usar o construtor da maneira mais rápida possível. Basta acessar as vídeo-aulas e assistí-las no seu computador.

Fazer meu site com uso de CMS ou ferramentas de Blog

Outra opção é você fazer seu site usando ferramentas de CMS (Content Management System) ou de Blogs. Um CMS é um programa que é uma espécie de gerenciador de sites. Este programa deverá ser instalado no seu site, diretamente no servidor. Os CMS possuem duas partes: a parte do site que é visível ao público, e a parte do administrador, onde somente você terá acesso. Através do administrador do seu CMS você irá criar o conteúdo do seu site, que geralmente são artigos. Após criar um artigo você irá configurá-lo, escolhendo que modelo de design ele utilizará, onde ele será mostrado, etc. Os CMS juntam todas as informações que você cadastrou no administrador e montam as páginas do seu site, apresentando-as ao seus visitantes. Praticamente todos os CMS aceitam modelos de design prontos, que você pode baixar ou comprar na Internet por preços relativamente baratos, e instalar no seu site. Um CMS não é tão simples de usar, pois você deverá aprender como ele funciona, como instalar modelos de sites, módulos de plugins, como criar e publicar artigos, etc, porém é uma boa opção para usuários mais avançados. Entre os CMS mais conhecidos estão o Joomla, Mambo, PhpNuke, ModXCms, Drupal e Xoops. Outra opção são as ferramentas de Blog. Estas ferramentas são uma espécie de CMS, porém seu formato é mais específico para blogs. O funcionamento é muito semelhante ao dos outros CMS, você deverá instalar o programa no seu site a usar a área administrativa para criar os "posts" do seu blog, instalar modelos de sites, módulos, etc. Entre os Blogs mais conhecidos estão o WordPress, B2Evolution e Typo3. A Zooming pretende criar artigos sobre cada um destes programas neste blog, fique atendo para nossos novos artigos.
  • 8 Usuários acharam útil
Esta resposta lhe foi útil?

Artigos Relacionados

Mantenha as aplicações do seu site atualizadas

Se você utiliza alguma aplicação Web pronta no seu site, como o Mambo, Joomla, PHPNuke, MODx,...

Hospedagem de Subdomínios

Assim como os Usuários Web do Painel de Controle, os subdomínios são um recurso pouco conhecido e...

Redimensione imagens com o Microsoft Image Resizer

Algumas vezes as fotos e imagens que queremos usar para criar nosso site são muito grandes em...

Loja Virtual com o osCommerce

Um dos softwares de Lojas Virtuais (E-Commerce) mais utilizados no mundo é o osCommerce. O...

Coloque vídeos do YouTube no seu site

Você sabia que é possível colocar qualquer vídeo do YouTube no seu site? Todos os vídeos no...